Neste domingo (24), de fevereiro o Atletiba ira fazer o seu jogo número 352. Segue a baixo duas vitórias importantes do Furacão na história do clássico.
Uma das grandes vitórias do furacão foi no campeonato Paranaense de 2005. Quando o Atlético-PR começou o campeonato com uma equipe reserva, pois os titulares se preparavam para a disputa da Libertadores. O futebol apresentado dentro de campo também alterava bons e maus momentos, com grandes goleadas más apresentações. Nos 19 jogos disputado, o furacão teve doze vitórias, cinco empates e duas derrotas, com o aproveitamento de 72%. Lima e Denis Marques foram os artilheiros do Atlético-PR, com quatro gols marcados cada um.
Durante todo a competição, Atlético e Coritiba tiveram campanhas muito parecidas, disputando rodada a rodada pela melhor campanha. A vantagem rubro-negra foi apenas no saldo de gols. E com tamanha semelhança nas campanhas, lógico que a final do Paranaense seria entre os tradicionais rivais. Pela 12º vez na história, a final do campeonato era decidido num Atletiba.
No primeiro jogo, no estádio do Pinheirão, o verdão levou a melhor, vencendo por 1 a 0. O resultado era muito favorável para o Coxa, que precisava apenas de um empate na Baixada, para ser campeão. Mas o resultado adverso fez a diretoria atleticana decidir mudar o comandante técnico do time: saiu Casemiro Mior e chegou Edinho. A mudança de treinador deu uma carga nova de ânimo ao time, que foi para a grande decisão na Baixada com energias renovadas, e só pensava em vencer.
Enfim o dia chegou, Arena da Baixada lotada, com mais de vinte e três mil torcedores coloriam o estádio de vermelho e preto para a grande partida decisiva. Uma Vitória atleticana significava além do título, a quebra de um tabu de 60 anos: desde 1945, a equipe que vencia o primeiro jogo da decisão ficava com a taça. Como tabus foram feitos para serem quebrados, o furacão partiu em busca da vitória. O jogo começou a esquentar logo aos 12 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro mirando do Coritiba, e o atacante Aloísio trocaram tapas e foram expulso. Com dez em campo, o técnico do coxa tratou de defender e garantir o empate que dava o título para o Verdão. já o Atlético, a única alternativa que restava era atacar em busca da vitória e do título do campeonato.
Na etapa final, o técnico Edinho colocou dois novos atacantes para fazer companhia a Denis Marques: Maciel e Lima. Foi o que bastou bastou para o título ganhar cores Rubro-negras. Na primeira tentativa Lima tocou para Denis Marques, que chutou forte da entrada da área e a bola bateu nas duas traves e não entrou. Na segunda tentativa , a dupla não decepcionou a torcida que incentivava o time das arquibancadas. Aos 19 minutos, Lima recebeu o cruzamento no lado esquerdo da área e ajeitou vencendo o goleiro Fernando.
1 a 0 Atlético-PR.
A partir dai, os dois times se lançaram ao ataque, promovendo lances de pura emoção aos torcedores. Mas o placar continuou o mesmo 1 a 0 para o Furacão, o que levou a decisão para a prorrogação. Mas continuou o mesmo placar. E depois de dezessete anos, um decisão de Campeonato Paranaense entre Atlético e Coritiba seria nos pênaltis. E se em 1978 o Verdão foi mais feliz, desta vez os atleticanos deram o troco. Foi quando Lima se dirigia para a oitava cobrança da série com o placar de 3x2, o estádio inteiro ovacionava seu nome. O ex-coxa e novo ídolo da torcida atleticana não tremeu e fez a baixada tremer de alegria. Ele chutou forte, no canto do goleiro Fernando. A bola passou por debaixo dos braços do camisa 1 do Coritiba. Era o gol do título, o gol que fez o Atlético chegar no topo do futebol do Estado.
Um dos mais Importantes Atletibas da história
O Atletiba 348, foi um dos mais importantes da história. Foi disputado no dia 04 de dezembro de 2011 as 17:00hrs, com duas situações diferentes; O Coritiba precisava vencer para ir a Libertadores da América e o Atlético também precisava da vitória e torcer para Ceará e Cruzeiro perderem para o Furacão escapar do rebaixamento. Mas nem tudo se saiu como se esperava, o Coritiba era o grande favorito a ganhar a partida pois o time do Atlético não conseguia ajustar o time, e ficou apenas uma rodada fora dos quatro últimos colocados no brasileirão.
As duas equipes entrarem em campo em busca de seus objetivos, mas quem se saiu melhor foi o Furacão que aos 27 minuitos do 2º tempo após uma cobrança de falta Guerrón de cabeça marca 1 a 0 pro Atlético garantindo a vitória para o rubro-negro quebrando o jejum de 5 jogos sem vencer o rival no Brasileirão.
A vitória não foi suficiente para o Furacão, pois viu seu maior concorrente ao rebaixamento ganhar o clássico contra o Galo por 6x1 e com isso os torcedores rubro-negros deram adeus à serie A. E já o time Alviverde também não teve muito o que comemorar pois deixou escapar a vaga para Libertadores da América.
0 comentários:
Postar um comentário